Rinoplastia ou cirurgia do nariz melhora a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima. A cirurgia do nariz também pode corrigir dificuldade respiratória causada por anormalidades estruturais no nariz.
Na cirurgia mais completa, é realizada uma remoção da saliência óssea do dorso nasal (GIBA), o estreitamento da pirâmide nasal, o afinamento e a elevação de sua ponta.
Devemos sempre estar atentos aos casos em que se torna importante a observação de alterações funcionais associadas como dificuldades de respirar, rinites crônicas, coriza, sinusites etc. Podem estar presentes deformidades anatômicas que devem ser corrigidas para que um resultado de cirurgia estética não seja comprometido com a permanência destes problemas. É a associação da cirurgia estética e da funcional para a obtenção dos melhores resultados possíveis. Nestes casos pode haver a necessidade de um otorrinolaringologista para se alcançar estes resultados. Em casos mais complexos poderá ser indicado mais de um procedimento cirúrgico para se alcançar o resultado planejado. O seu cirurgião lhe dará todas as explicações necessárias.
A rinoplastia pode mudar:
• O tamanho do nariz, em relação a demais estruturas faciais,
• A largura do dorso nasal,
• O perfil do nariz,
• A ponta do nariz, que pode ser grande, caída ou muito arrebitada,
• Narinas grandes, largas ou arrebitadas,
• Assimetria nasal e desvio.
RESULTADOS:
Para um resultado natural e gracioso, você precisa evitar 5 pontos importantes:
1) Um nariz muito côncavo que pareça uma rampa;
2) Um nariz que fica fino demais
3) Um nariz muito arrebitado parecendo as narinas de um porquinho;
4) Um nariz fino de mais aponto de afetar a respiração;
5) Um nariz que precisou ser quebrado nas laterais e foi aproximado demais dando uma aparência muito cilíndrica;
Apesar da ansiedade de muitos pacientes em ter o resultado final o mais rápido possível, o resultado definitivo da rinoplastia estética é progressivo, na maioria dos casos, é notado após o 12º mês. Com a retirada do molde plástico (Aquaplastic) por volta do 7º dia, pode ocorrer um edema (inchaço) que vai diminuindo com o transcorrer do tempo. Um curativo de Micropore (fita adesiva) é mantida entre o 8º e o 15º dia.
PERÍODO DE INTERNAÇÃO:
Geralmente entre 12 a 24 horas.
ANESTESIA:
Local com sedação, ou geral.
TEMPO CIRÚRGICO:
Geralmente cerca de 90 minutos.
PÓS-OPERATÓRIO:
Normalmente a operação e o período pós-operatório não são dolorosos. Pequenas e eventuais sensações de dor poderão ser controladas com analgésicos comuns. O uso de gotas descongestionantes poderá ser recomendado. Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico.
Recomenda-se que, nas primeiras semanas, o paciente evite atividades físicas e deite-se sempre de costas. A exposição ao sol é permitida após o 30º dia. Os pontos são absorvidos naturalmente pelo organismo.
Desenvolvido por: APG | Comunicação.
Copyright © 2022 Todos os direitos reservados