Gluteoplastia

Uma cirurgia plástica relativamente nova e que está em alta, tendo muita procura. A gluteoplastia de aumento é uma das mais modernas cirurgias plásticas, a qual permite corrigir assimetrias, aumentar o tamanho e volume, corrigir a flacidez e melhorar a forma, os contornos e a projeção dos glúteos. Pode ser realizada por duas maneiras: pelo implante de silicone ou pela enxertia de gordura, retirada do próprio paciente, tratada e inserida. Atualmente, a gluteoplastia com implantes de silicone tem sido a preferência pela sua superioridade dos resultados e melhor previsão dos mesmos, uma vez que a gordura muitas vezes é absorvida mais do que se desejaria, podendo frustrar o resultado desejado pelo paciente.



Sobre os Glúteos

Basicamente, os glúteos são músculos do quadril que compõem esta região glútea e ficam localizados na porção inferior do ser humano, abaixo da cintura e logo acima dos músculos posteriores de coxas. São divididos em três: glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo.

• O gluteo máximo é o maior dentre os três e recobre o gluteo médio e mínimo. Tem por função a extensão e rotação lateral do quadril. Sua inervação se dá pelo nervo glúteo inferior;
• O gluteo médio está inserido lateralmente recobrindo o músculo gluteo mínimo. Tem por função a abdução e a rotação medial da coxa. Sua inervação se dá pelo nervo glúteo superior;
• O gluteo mínimo é o mais profundo dentre os três e se localiza logo abaixo do gluteo médio. Tem as mesmas funções do glúteo médio de abdução e rotação medial da coxa, com a diferença que suas fibras anteriores realizam flexão do quadril. Sua inervação se dá pelo nervo glúteo superior.

Popularmente, os glúteos são conhecidos como um só músculo por serem interligados e agirem sempre em conjunto. Porém, são três importantes músculos que ajudam, inclusive, no movimento de nossas pernas.

Para quem está indicada a Gluteoplastia (Cirurgia Plástica de Glúteos)?

A gluteoplastia é indicada para pacientes maiores de 16 anos, pois geralmente nesta idade a estrutura corporal já está quase toda formada. Os pacientes que não foram ajudados pela genética, com atrofia dos glúteos, que tenham glúteos pequenos e disformes, que tiveram uma perda de peso importante, com muita flacidez ou que estão sob os efeitos do tempo e da gravidade simplesmente, são ótimos candidatos à gluteoplastia – prótese silicone nos glúteos. Para os que desejam apenas realçar e melhorar a aparência do bumbum podem também se beneficiar da cirurgia de implantes de silicone nos glúteos ou gluteoplastia.

Anestesia
A gluteoplastia é realizada com o paciente sedado e anestesiado. Não há necessidade de se realizar a anestesia geral para este procedimento, tendo em vista que será somente a colocação de próteses de silicone nos glúteos ou o enxerto de gordura, a manobra realizada, não expondo o paciente a altos riscos. A sedação depende muito de cada paciente e de seu estado de saúde. Dentre os medicamentos existentes para sedação.

Duração da cirurgia
Cerca de 2 horas. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar esse tempo. Lembra-se que o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá te informar quanto ao tempo total.

Período de internação
Em média, de 24 a 48 horas.

Curativos
Geralmente é feito um curativo inicial sobre a incisão, cuja retirada ou troca é realizada pela equipe cirúrgica ou orientada por ela. Também, é colocada a cinta modeladora.

Retirada dos pontos
Geralmente de 7 a 15 dias após a cirurgia.

Pós-operatório

As pacientes que se submetem à gluteoplastia têm como restrição maior o fato de não poderem se sentar no primeiro mês após a cirurgia. A maioria delas relata que achavam que seria mais difícil, mas que um mês passa tranquilamente e que o resultado é muito recompensador. Além desse cuidado, no primeiro mês não se pode realizar esforços físicos, como academia, e não se deve usar salto alto. Dirigir deve esperar para depois do trigésimo dia, quando já se pode sentar, dormir de lado, fazer exercícios físicos leves e usar salto alto. Após dois meses da cirurgia pode-se realizar qualquer esforço físico, inclusive exercícios aeróbicos como corrida, ou academia com peso.

Utiliza-se uma malha compressiva depois da cirurgia plástica de gluteoplastia e por um período total de dois meses.

Os pontos e a cola são removidos entre a segunda e terceira semana, devido a uma cicatrização um pouco mais lenta, característica da região sacral.

 

A cirurgia não impede, depois de sua recuperação total, após dois meses da gluteoplastia, de sentar-se normalmente, praticar esportes ou qualquer outro tipo de movimento. Entretanto, cumpre lembrar que, uma vez realizada a cirurgia de glúteos com prótese de silicone, a paciente não mais poderá fazer uso de medicamentos injetáveis nos glúteos, pelo alto risco de perfuração dos implantes de silicone.

Vídeos Explicativos

AGENDE SUA CONSULTA VIA WHATSAPP